Boletim Informativo Abril/2002
ABPHE
EDITORIAL
Sessão Especial ANPEC/ABPHE - XXIX Encontro Nacional de Economia, Salvador, 11-14 de dezembro de 2001.
Experiências históricas de industrialização regional
Como já se tornou tradição nos Encontros da ANPEC, realizou-se em dezembro de 2001, no XXIX Encontro Nacional de Economia, uma Sessão Especial ANPEC/ABPHE para debater o tema "Experiências Históricas de Industrialização Regional". Participaram como expositores os associados Fernando Cardoso Pedrão, Tamás Szmrecsányi e Wilson Suzigan. Este informe resume de modo bastante sucinto as três exposições e apresenta algumas proposições que resultaram do debate. A intenção é concretizar essas proposições e estimular novas pesquisas e estudos sobre o tema.
A primeira exposição foi a de Tamás Szmrecsányi. Partindo da constatação de que a indústria brasileira hoje, em contraste com o passado, caracteriza-se por maior descentralização espacial e grande heterogeneidade de experiências regionais, cujas particularidades ainda não foram devidamente estudadas em termos históricos, sugere que "há toda uma diversidade regional a ser analisada, quer em termos setoriais, quer no âmbito estadual. É preciso explicar como e por que têm surgido e crescido indústrias dinâmicas em estados até há pouco considerados periféricos e estagnados, como Goiás e Bahia. A mesma necessidade também se aplica à revitalização pela indústria de algumas áreas antes decadentes nos estados mais desenvolvidos, como a do Vale do Paraíba entre São Paulo e Rio de Janeiro." Em termos metodológicos, afirma que "os problemas analíticos do historiador são os de sempre, a saber: a periodização do processo de industrialização em questão, a identificação de seus fatores determinantes e desencadeantes, a caracterização das estruturas de mercado resultantes e dos seus padrões de desenvolvimento, bem como as interfaces do setor industrial emergente com o resto da economia e da sociedade regionais". Os estudos poderiam adotar tanto o enfoque setorial, procurando "verificar como foi se estruturando sua atual configuração espacial no país", quanto o regional, visando "o estudo da formação histórica do setor industrial em determinados estados". Para garantir a qualidade dos resultados, sugere que tais estudos sejam realizados por equipes interregionais de pesquisa.
A exposição de Fernando Pedrão enfatiza inicialmente alguns aspectos conceituais, lembrando a necessidade de analisar o surgimento da indústria como "uma mutação na acumulação de capital" e de adotar uma abordagem sistêmica, sobretudo pela inclusão do sistema bancário, de modo a reter o "sentido genético da acumulação de capital". Em seguida, discute o processo de industrialização na América Latina e no Brasil sugerindo que, no caso do Brasil, "a grande questão a explicar é porque os primeiros surtos de industrialização não se sustentaram e porque os sucessivos impulsos de industrialização não se consolidaram". Afirma que na essência trata-se de "um problema de capitalismo periférico, segundo ele se realiza em regiões que perdem capital comparadas com regiões que, por um conjunto de razões, atraem capital". Atribui a ocorrência de surtos industriais "a uma combinação de condições ambiente (nacionais e internacionais) e de estratégias de reprodução de capitais formados no ambiente mercantil". Especificamente em relação ao Nordeste, relembra que a industrialização regional, baseada na cana de açúcar e no algodão, realizou-se como "um desdobramento dos capitais escravistas ou como novos empreendimentos ligados à valorização de produtos tradicionais", e que visava o mercado nacional ou internacional já que não podia "contar com um mercado regional suficiente para sustentar-se". Conclui afirmando que "impõe-se, portanto, diferenciar a produção industrial que surge como desdobramento do antigo sistema de produção, da produção têxtil que surge do capital mercantil que opera na esfera local e na regional (...). Diferentemente do que em geral se supõe, as indústrias têxteis mais dinâmicas na Bahia, em Pernambuco e no Maranhão surgiram como propostas de exportação, tendo exportado regularmente para São Paulo e para o exterior", o que implica dizer que não eram indústrias incipientes voltadas apenas para o mercado local. Por isso, "é preciso admitir a hipótese de que o fracasso dessas tentativas deveu-se mais a fatores externos que ao desempenho das indústrias específicas consideradas".
Na terceira exposição, após rever em linhas gerais o processo de industrialização do Brasil ressaltando as características e o padrão de desenvolvimento alcançado, Suzigan apresentou resumidamente casos ou experiências históricas relevantes de industrialização regional. Foram destacados, no Nordeste, os casos da indústria têxtil algodoeira nos estados do Maranhão, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas; na Região Sudeste, as indústrias têxtil de algodão e metalúrgica no estado de Minas Gerais e as indústrias que se desenvolveram atreladas à expansão da economia cafeeira nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e no Sul as indústrias de alimentos (frigoríficos e outras), têxtil (algodão, lã) e couro/calçados, ligadas às atividades agropecuárias. Alguns desses casos são bastante conhecidos e outros merecem estudos mais aprofundados, para os quais é importante recuperar fontes de dados e informações locais ou estaduais, inclusive arquivos de empresas. Esses estudos deveriam buscar responder, entre outras, as seguintes questões: como se originaram historicamente esses processos localizados de industrialização? Qual a influência da disponibilidade de matérias primas, ou ainda, qual o impacto do surgimento ou substituição de matérias primas (por exemplo: algodão herbáceo no Sudeste versus algodão arbóreo no Norte/Nordeste, materiais sintéticos)? Qual a origem do capital e como se formou a capacidade empresarial? A disponibilidade local ou regional de mão de obra exerceu alguma influência? A imigração no Sudeste/Sul contribuiu significativamente com mão de obra e capacidade empresarial para o desenvolvimento industrial da região? Como se dava a incorporação de progresso técnico na estrutura de produção e de comercialização? Qual era a importância dos mercados locais ou regionais? O sistema de transportes exerceu alguma influência, ou mais especificamente, até que ponto os investimentos em ferrovias, ligados à expansão da cultura do café para exportação, contribuiu para uma expansão mais rápida da industrialização e abertura de novos mercados no Sudeste comparativamente às outras regiões? Da mesma forma, até que ponto a maior disponibilidade de energia elétrica favoreceu uma transição mais rápida do vapor para a eletricidade na indústria do Sudeste em detrimento da indústria de outras regiões, sobretudo o Nordeste?
A diversidade de abordagens e de pontos de vista enriqueceu o debate, com ampla participação da platéia. Ao final, algumas proposições foram encaminhadas. Em primeiro lugar, tendo em vista a realização de estudos de casos com abordagens setoriais ou regionais: (1) buscar a constituição de equipes interregionais de pesquisa, e (2) proceder a um levantamento prévio da bibliografia existente (livros, teses e dissertações, artigos em revistas especializadas) e das fontes locais, estaduais ou regionais de dados e informações, inclusive arquivos de empresas. Em segundo lugar, e de forma complementar, desenvolver estudos com foco na história de empresas, com abordagens e metodologias específicas.
NOVOS SÓCIOS DA ABPHE , BENVINDOS!
Região Nordeste
José Alberto Bandeira Ramos
Região São Paulo
Zóia Vilar Campos
PUBLICAÇÃO RECEBIDA PELA ABPHE
A ABPHE recebeu a tese de doutorado da associada Maria Heloisa Lenz "Crescimento econômico e crise na Argentina de 1870 a 1930: A Belle Époque". A tese, sob a orientação do professor Pedro Cezar Dutra Fonseca, foi defendida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2001.
REVISTA da ABPHE: HISTÓRIA ECONÔMICA & HISTÓRIA DE EMPRESAS
A Comissão Executiva da Revista integrada pelos professores Tamás Szmrecsányi, Maria Teresa Ribeiro de Oliveira e Luiz Carlos Soares deverá enviar em breve uma circular aos associados solicitando a colaboração para os próximos números da revista.
A ABPHE está em vias de assinar convênio com a Faculdade de Ciências e Letras, FCL/ UNESP, Campus de Araraquara, para a publicação dos números da revista referentes ao ano 2002 (dois números) e ao próximo ano, 2003 (dois números). A FCL/UNESP responsabilizar-se-á pelos trabalhos de editoração e impressão, por meio do seu Laboratório Editorial.
A revista História Econômica & História de Empresa número 2 correspondente ao ano de 2001 será enviada somente para os associados em dia com a anuidade de 2000-2001. Os associados, que tiverem interesse em obter a revista, poderão acertar o pagamento da anuidade atrasada com nosso tesoureiro Flávio Saes. Contato: e-mail famsaes@usp.br ou por carta: ABPHE a/c Flávio Saes; Rua Ministro Godói, 679 apto.73; 05015-000 São Paulo S.P.
PROJETOS & PESQUISAS
Convênio com o Centro para la Historia de la Empresa
Na última reunião da Diretoria da ABPHE, realizada em Belo Horizonte em 18 de fevereiro de 2002, foi aprovada a proposta de Convênio de Colaboração entre o Centro para la Historia de la Empresa CHE, da Espanha e a ABPHE. O convênio envolve Portugal, Espanha, México e Brasil e tem por objetivo a sistematização e preservação de arquivos de empresas e a troca de experiências, estando previstos encontros/seminários entre os pesquisadores de dois em dois anos. O nosso associado Tamás Szmrecsányi segue nos próximos dias 22 e 23 de abril para a Espanha, representando o Presidente da ABPHE, Wilson Suzigan, para assinar o convênio.
História de Empresas na América Latina
Os professores Steven Topik, da University of California, Irvine, e nosso associado Tamás Szmrecsányi são os co-editores responsáveis pela organização de um número especial da revista Enterprise & Society sobre História de Empresas na América Latina. Enterprise & Society é a publicação da Business History Conference, quatrimestral, publicada pela Oxford University Press. A revista, de acordo com as normas da Oxford University Press, terá no máximo 200 páginas, podendo a edição especial conter de 4 a 5 artigos. O prazo para a entrega dos artigos é março de 2003. Maiores informações com Prof. Tamás Szmrecsányi: dpct@ige.unicamp.br
AGENDA
Próximos eventos
X Seminário sobre Economia Mineira
Diamantina, 18-21 de junho de 2002.
O CEDEPLAR vai realizar entre 17 e 21 de junho de 2002 a décima edição de seu Seminário sobre Economia Mineira. Como das vezes anteriores o evento contemplará três grandes áreas: História Econômica e Demografia Histórica, Economia, e Políticas Públicas & Demografia.
As inscrições para submissão de trabalhos já estão abertas. Maiores informações com Maristela Dória email: doria@cedeplar.ufmg.br
No Seminário de Diamantina, a diretoria da ABPHE foi convidada para organizar uma mesa-redonda especial para discutir o "estado da arte" na área de estudos e pesquisas em História Econômica: História e Economia, Metodologia , História Quantitativa e História Econômica. A mesa-redonda contará com a participação dos professores Wilson Suzigan (Coordenador), Flávio Azevedo Marques de Saes, José Jobson Andrade Arruda, João Fragoso e Maria Alice Rosa Ribeiro.
XIII Congresso Internacional de História Econômica.
Buenos Aires, 2002.
A data limite para o pagamento da inscrição (US$ 180) no Congresso Internacional de História Econômica encerrou-se dia 31 de março. Para obter informações sobre as formas de pagamento via cartão de crédito ou internet, veja site:
www.ehnet/XIIIComitê Acadêmico do XIII Congresso Internacional de História Econômica é formado pelos professores e pesquisadores:
Florencia Schindler ehconba@infovia.com.ar
Wilson Suzigan wsuzigan@eco.unicamp.br
Samuel Amaral samaral@ciudad.com.ar
Nohra Rey de Marulanda NOHRAM@iadb.org
Noemi Girbal_de_Blacha ngirbal@via-net-works.net.ar
Mario Cerutti mcerutti@ccr.dsi.uanl.mx
Maria Inés Barbero mbarbero@fibertel.com.ar
Antonio_Ocampo jocampo@eclac.cl
Jorge Gelman jdgelman@mail.retina.ar
Javier Ortiz Batalla ortiz@mecon.gov.ar
E1n_Silva silva@criba.edu.ar
Gerardo della Paolera gerardo@utdt.edu
Fernando Devoto fdevoto@cvtci.com.ar
Enrique Tandeter tandeter@mail.retina.ar
Eduardo Zalduendo zaldu@sion.com
Eduardo Miguez emiguez@arnet.com.ar
Carlos Newland cnewland@uade.edu.ar
Carlos Carballo gcbacarballo@fibertel.com.ar
Beatriz Moreyra ceh@agora.com.ar
Carlos Marichal cmari@colmex.mx
Encontro de Pós - Graduação em História Econômica de São Paulo.
A ABPHE, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FCL-UNESP (Araraquara), realizará um Encontro de Pós-Graduação em História Econômica destinado à apresentação de trabalhos em andamento de mestrandos e doutorandos e também de comunicações daqueles que defenderam recentemente seus mestrados e doutorados. O evento terá lugar nos dias 2 e 3 de setembro de 2002 no campus da UNESP em Araraquara. Maiores informações serão enviadas brevemente aos associados e aos centros de pós-graduação em Economia e em História.
V Congresso Brasileiro de História Econômica e 6ͺ Conferência Internacional de História de Empresas - ABPHE
Belo Horizonte, em setembro de 2003.
A Comissão Organizadora é formada por Clélio Campolina Diniz, Sérgio de Oliveira Birchal, Douglas Cole Libby, João Antonio de Paula e Maria Alice Rosa Ribeiro. Maiores informações dos preparativos da organização do congresso serão divulgados no próximo boletim.
Mini-Curso de Pós-graduação em Economia, área de Concentração História Econômica FCL/UNESP, Campus de Araraquara.
O programa de Pós-Graduação em Economia está organizando o Mini-Curso: História Econômica e Historiografia na América Latina com o Professor Alan Knight, da Universidade de Oxford, nos dia 25, 26 e 27 de setembro de 2002. As inscrições podem ser feitas junto à secretaria da pós-graduação da FCL-UNESP ou com Maria Júlia Gierwiatowski Gomes email:
mjulia@fclar.unesp.br.
NOTA DA TESOURARIA DA ABPHE
A ABPHE enviou a todos os associados correspondência referente ao pagamento da anuidade de 2002 (para aqueles que estavam em dia) e da anuidade de 2000/2001 para os que ainda não a haviam pago.
Agradecemos ao grande número de associados que atendeu prontamente à nossa solicitação. Caso não tenha recebido a correspondência e queira fazer o pagamento, pedimos que se comunique com a tesouraria da ABPHE por e-mail (
famsaes@usp.br) ou por carta (ABPHE a/c Flávio Saes; Rua Ministro Godói, 679 ap.73; 05015-000 São Paulo S.P.).Queremos lembrar aos que fizeram o pagamento diretamente, por meio de depósito na conta corrente no Banco Real, que é necessário enviar o comprovante para identificação do associado e emissão do recibo. Em particular, há um depósito de R$80,00 no dia 21/3 que até hoje não foi possível identificar.
|
NÃO ESQUEÇAM DE PAGAR A ANUIDADE DE 2002 Profissionais: R$ 80,00 (oitenta reais)Estudantes: R$ 40,00 (quarenta reais) |
OFERTAS DE LIVROS & REVISTAS
ANNIBAL VILLELA Escritos selecionados de Annibal Villela . R$ 20,00. Para associados R$ 15,00, desconto de 25%
VILLELA & SUZIGAN Política do governo e crescimento da economia brasileira 1889 1945. R$ 25,00. Para associados R$ 18,00, desconto de 25%
CELSO FURTADO. Economia colonial no Brasil dos século XVI e XVII.R$ 20,00. Para associados R$ 18,00, desconto de 10%
CADERNO DE RESUMOS E CD DOS CONGRESSOS DA ABPHE
III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA ECONÔMICA E 4ͺ CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE EMPRESAS R$ 5,00
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA ECONÔMICA E 5ͺ CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE EMPRESAS R$ 5,00
|
APROVEITE!! NA ASSINATURA DA REVISTA DA ABPHE OU na COMPRA DO LIVRO ESCRITOS SELECIONADOS DE ANNIBAL VILLELA E DE UMA REVISTA, VOCÊ GANHA DE CORTESIA OS CADERNOS DE RESUMOS E MAIS O CD COM TEXTOS COMPLETOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS DOIS ÚLTIMOS CONGRESSOS 1999 E 2001. |
|
História Econômica & História de Empresas Preços de exemplares avulsos da Revista da ABPHE V.I, n.1 1998 R$ 19,00 V.II, n.1 1999 R$ 21,00 V.II, n.2 1999 R$ 20,00 V.III, n.1, 2000 R$18,00 Demais números R$ 18,00 Assinatura anual R$ 36, 00 |
Vendas das Publicações: Secretaria da ABPHE
DIRETORIA 2001-2003
Wilson Suzigan Presidente
Clélio Campolina Diniz Vice-Presidente
Maria Alice Rosa Ribeiro 1Ί Secretário
Sérgio de Oliveira Birchal 2Ί Secretário
Flávio Azevedo Marques de Saes 1Ί Tesoureiro
Douglas Cole Libby 2Ί Tesoureiro.
CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ABPHE 2001-2003
Região Centro-Oeste: Representantes Flávio Rabelo Versiani e Maria Teresa Andrade Ribeiro de Oliveira, Suplente Barsanufo Gomides Borges;
Região Nordeste: Representantes Josemir José Camilo e Cesare Giuseppe Galvan, Suplente Fernando Cardoso Pedrão;
Região Sul: Representantes Fábio Dória Scatolin e Victor Manuel Pelaez Alvares, Suplente José Gabriel Porcile Meirelles;
Região Sudeste: Representantes Carlos Gabriel Guimarães e Maria Yedda Leite Linhares, Suplente Fania Fridman;
Região São Paulo: Representantes Maria Lúcia Lamounier e Lígia Maria Osório Silva, Suplente Maria Lúcia Caira Gitahy
Região Norte: Não foram eleitos representantes em virtude do baixo número de associados.
De acordo com os Estatutos, também fazem parte do Conselho os ex -presidentes da ABPHE: Tamás Szmrecsányi (1995-97), Luiz Carlos Soares (1997-1999) e Carlos Roberto Antunes dos Santos (1999-2001).
SÓCIOS FUNDADORES E EFETIVOS DA ABPHE
|
HONORÁRIOS |
||
|
Alice Piffer Canabrava |
Annibal Villanova Villela |
Charles R. Boxer |
|
Eulália Maria Lahmeyer Lobo |
Frédéric Mauro |
|
|
REGIÃO CENTRO-OESTE |
||
|
Barsanufo Gomides Borges |
Carmen Lícia Palazzo de Almeida |
Damião Duque de Farias |
|
Flávio Rabelo Versiani |
Guilherme Costa Delgado |
Lucia Salsa Corrêa |
|
Luciene Rodrigues |
Maria Teresa Andrade Ribeiro de Oliveira |
Otávio Canavarros |
|
Paulo Borges Campos Júnior |
Paulo Roberto Cimó de Queiroz |
Paulo Roberto de Almeida |
|
Ricardo Bielschowsky |
Roberto Borges Martins |
Stephen Anthony de Castro |
|
Teresa Cristina de Novaes Marques |
Valmir Batista Corrêa |
|
|
REGIÃO NORDESTE |
||
|
Amilcar Baiardi |
Cesare Giuseppe Galvan |
Daniel Rodriguez de Carvalho Pinheiro |
|
Fernando Cardoso Pedrão |
Helington de Araujo Rangel |
Jean baptiste Nardi |
|
Josemir Camilo de Melo |
Josué Modesto dos Passos Subrinho |
Lidia Maria Leal Santana |
|
Lourival Santana Santos |
Manuel Correia de Oliveira Andrade |
Marcos Guedes Vaz Sampaio |
|
Maria da Guia Santos Gareis |
Maria Verônica Secreto |
Norberto Osvaldo Ferreras |
|
Olímpio José de Arroxelas Galvão |
Paulo Henrique de Almeida |
Pedro de Almeida Vasconcelos |
|
Ruy Belém de Araújo |
Silvio Humberto dos Passos Cunha |
Victor Augusto Meyer Nascimento |
|
REGIÃO NORTE |
||
|
Denise Mattos Monteiro |
Elis de Araújo Miranda |
Fábio Carlos da Silva |
|
Maria Celia Nunes Coelho |
Pearl Arthur Jules Antonius |
Roberto Araújo Oliveira Santos |
|
REGIÃO SUL |
||
|
Adriano Nervo Codato |
Alcides Goularti Filho |
Ary Cesar Minella |
|
Armando João Dalla Costa |
Carlos Roberto Antunes dos Santos |
Claus Magno Germer |
|
Denise Maria Maia |
Dilma Andrade de Paula |
Fábio Dória Scatolin |
|
Francisco de Borja B. de Magalhães Filho |
Jandir Ferrera de Lima |
Jorge Luiz da Cunha |
|
José Flávio Pereira |
José Gabriel Porcile Meirelles |
Lafaite Santos Neves |
|
Luiz Carlos Ribeiro |
Luiz Roberto Pecoits Targa |
Maria do Carmo dos Santos Bastos |
|
Maria Heloisa Lenz |
Maria Lúcia Leitão de Carvalho |
Marli Marlene Mertz |
|
Maurício Aguiar Serra |
Paulo Roberto Neves Costa |
Pedro Cesar Dutra Fonseca |
|
Ramón Vicente García Fernández |
Renato Monseff Perissinotto |
Ricardo Costa de Oliveira |
|
Rogério Luiz de Souza |
Ronaldo Herrlein Júnior |
Sandra Jatahy Pesavento |
|
Sérgio Schmitz |
Sérgio Soares Braga |
Sezinando Luiz Menezes |
|
Victor Manoel Pelaez Alvarez |
Walter Tadahiro Shima |
|
|
REGIÃO SUDESTE |
||
|
Afonso de Alencastro Graça Filho |
Almir Chaiban El Kareh |
Almir Pita Freitas Filho |
|
Amara Silva de Souza Rocha |
Ana Cristina Coelho dos Santos |
Ana Maria dos Santos |
|
Ana Maria Ribeiro de Andrade |
Anderson José Pires |
André Arruda Villela |
|
Angelo Alves Carrara |
Antonio Maria da Silveira |
Bernardo Kocher |
|
Caio César Boschi |
Carla Maria Carvalho de Almeida |
Carlos Alberto Medeiros Lima |
|
Carlos Gabriel Guimarães |
Carlos Henrique Santos de Almeida |
Carmen Helena Coelho dos Santos |
|
Cezar Teixeira Honorato |
Cinthia Maria de Sena Abrahão |
Claudia Maria das Graças Chaves |
|
Claudia Maria Ribeiro Viscardi |
Clélio Campolina Diniz |
Coraly Gará Caetano |
|
Douglas Cole Libby |
Dulce Portilho Maciel |
Ebenézer Pereira Couto |
|
Edelmira del Carmen A. C. de Oliveira |
Eduardo Navarro Stotz |
Eduardo Nazareth Paiva |
|
Elisa Maria de Oliveira Muller |
Elisabeth Von Der Weid |
Eloy Alves Filho |
|
Eulália Maria Lahmeyer Lobo |
Fábio de Silos Sá Earp |
Fania Fridman |
|
Fernando Antonio Faria |
Fernando Carlos Greenhalgh de C. Lima |
Francisco José Calazans Falcon |
|
George Edward Machado Kornis |
Geraldo de Beauclair Mendes Oliveira |
Geraldo Moreira Prado |
|
Héctos Alberto Alimonda |
Heloisa Helena Pacheco Cardoso |
Hildene Pereira de M. Hermes de Araújo |
|
Humberto Fernandes Machado |
Ismênia de Lima Martins |
Israel Beloch |
|
Ivan da Costa Marques |
João Antonio de Paula |
Juan Ruben Gustavo Fergunson |
|
Lúcio Ismael de Alvarenga |
Luiz Carlos Delorme Prado |
Luiz Carlos Soares |
|
Luiz Cláudio Moisés Ribeiro |
Manolo Garcia Florentino |
Marcia Maria Menendes Motta |
|
Margareth Guimarães Martins |
Maria Antonieta Parahyba Leopoldi |
Maria Celina Soares DAraújo |
|
Maria da Penha S. Siqueira |
Maria Yedda Leite Linhares |
Moacir Fecury Ferreira da Silva |
|
Mônica Ribeiro de Oliveira |
Newton Augusto Cardoso de Oliveira |
Newton Paulo Bueno |
|
Paulo Cesar Azevedo Ribeiro |
Paulo Roberto da Costa Vieira |
Pedro Marcelo Pasche de Campos |
|
Pedro Tórtima |
Rosana Areal de Carvalho |
Sérgio de Oliveira Birchal |
|
Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão |
Sheila Siqueira de Castro Faria |
Sonia Maria de Souza |
|
Sonia Regina de Mendonça |
Tânia Maria Ferreira de Souza |
Théo Lobarinhas Piñeiro |
|
Vania Maria Cury |
Wagner Chagas de Menezes |
Wenceslau Gonçalves Neto |
|
REGIÃO SÃO PAULO |
||
|
Ademar Ribeiro Romeiro |
Ademir Gebara |
Adilson Marques Gennari |
|
Adir Aparecida Juliano |
Alberto Haruyoshi Hitomi |
Amaury Patrick Gremaud |
|
Ana Lúcia Duarte Lanna |
André Munhoz de Argollo Ferrão |
Angelita Matos Souza |
|
Antonio José Marques |
Antonio Penalves Rocha |
Benedicto Heloiz Nascimento |
|
Carlos Augusto Vidotto |
Christina da Silva Roquette Lopreato |
Claudia Heller |
|
Delia Beatriz Espina |
Claudilei Rodrigues da Rocha |
Domingos Savio da Cunha Garcia |
|
Dora Isabel Paiva da Costa |
Eduardo Rois Morales Alves |
Eliana Tadeu Terci |
|
Ema Elisabete Rodrigues Camillo |
Enrique Amayo Zevallos |
Fabio Ricci |
|
Fausto Saretta |
Fernando Antônio Novaes |
Fernando Tadeu de Miranda Borges |
|
Flávio Azevedo Marques de Saes |
Flávio Mesquita Saraiva |
Franceschina Vilardo |
|
Francisco Carlos Orlandini |
Francisco Luiz Corsi |
Francisco Vidal Luna |
|
Gilval Mosca Froelich |
Helder Sebastião Alves dos Reis |
Helena Carvalho de Lorenzo |
|
Hilário Domingues Neto |
Horácio Gutiérrez |
István Jancsón |
|
Ivan Berzin |
Jacob Gorender |
Jacques Marcovith |
|
Jason Tadeu Borba |
Jorge Luis Mialhe |
José Carlos Tartaglia |
|
José Evaldo de Mello Doin |
José Flávio Motta |
José Jobson de Andrade Arruda |
|
José Jobson do Nascimento |
José Marcos Nayme Novelli |
José Ricardo Barbosa Gonçalves |
|
José Roberto Mendonça de Barros |
José Sebastião Witter |
Julio Manuel Pires |
|
Leonardo Nelmi Tresivan |
Ligia Maria Osório Silva |
Lilia Inês Zanotti de Medrano |
|
Luciana dos Santos Geraci |
Luciana Suarez Galvão Pinto |
Luis Fernando Ayerbe |
|
Luzia Monteiro Araújo Soares |
Maria Alice Rosa Ribeiro |
Maria Angélica Borges |
|
Maria Aparecida de Paulo Rago |
Maria Irene de Q. Ferreira Szmrecsanyi |
Maria Isabel Basilisco Celia |
|
Maria Izilda Santos de Matos |
Maria Lúcia Lamounier |
Maria Lúcia Caira Gitahy |
|
Maria Stella Martins Bresciani |
Maria Thereza Miguel Peres |
Mario Sérgio de Mattos Stipp |
|
Maurício Otávio de Mendonça Jorge |
Mivaldo Messias Ferrari |
Nelson Prado Alves Pinto |
|
Nicélio do Amaral Barros |
Nilo Odália |
Oriowaldo Queda |
|
Orlando José Bolçone |
Palmira Petratti Teixeira |
Paulo Alves de Lima Filho |
|
Paulo Nogueira Batista Júnior |
Paulo Roberto Beskow |
Paulo Roberto Davidoff Chagas Cruz |
|
Pedro Geraldo Tosi |
Pedro Luis Puntoni |
Pedro Paulo de Abreu Funari |
|
Pedro Ramos |
Raquel Glezer |
Regina Celia Faria Simões |
|
Regina Maria DAquino Fonseca Gadelha |
Reinéro Antônio Lérias |
Renata Cipolli DArbo |
|
Renato Leite Marcondes |
Renato Perim Colistete |
Ricardo Frota de Albuquerque Maranhão |
|
Ricardo Zimbrão Affonso de Paula |
Rogério Naques Faleiros |
Rosane Carvalho Messias Monteiro |
|
Rui Guilherme Granziera |
Sebastião Neto Ribeiro Guedes |
Sergio Salome Silva |
|
Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa |
Solange Maria Corder |
Tamás József Márton Károly Szmrecsányi |
|
Tomás Rafael Cruz Cáceres |
Vera Maria Pereira Theodozio |
Vera Mariza H. de Miranda Costa |
|
Werner Altmann |
Wilma Peres Costa |
Wilson do Nascimento Barbosa |
|
Wilson Suzigan |
Wilson Vieira |
Zildo Gallo |
|
Zóia Vilar Campos |