10 a 12 de novembro de 2020

Osasco - São Paulo 
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

 

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS E NOVA DATA DO ENCONTRO

A Comissão Organizadora do X Encontro de Pós-Graduação em História Econômica & 8ª Conferência Internacional de História Econômica e a direção da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) informam que a relação dos trabalhos aprovados se encontra na aba Trabalhos Aprovados .

Comunicamos também que em função da pandemia do novo coronavírus que atinge a sociedade, o encontro foi adiado para os dias 10 a 12 de novembro de 2020. A Comissão Organizadora está acompanhando as notícias sobre a pandemia no Brasil visando decidir sobre o formato do encontro, se presencial ou virtual.

Informamos também que há um novo calendário com datas importantes. Divulgaremos em breve novos valores das inscrições no caso de o encontro ser virtual.  

 

O ENCONTRO DE PÓS

O X Encontro de Pós-graduação em História Econômica & 8ª Conferência Internacional de História Econômica integram a programação regular da Associação Brasileira de História Econômica – ABPHE, a qual promove encontros de pós-graduação desde 2002.

Este evento tem como objetivo oferecer um espaço para a apresentação das pesquisas de alunos de pós-graduação e graduação, além de recém mestres e doutores (cujas defesas ocorreram a partir de janeiro de 2018), contando também com conferências e mesas redondas de professores e pesquisadores reconhecidos da área.

Em 2020, X Encontro de Pós-graduação em História Econômica & 8ª Conferência Internacional de História Econômica serão realizados na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre os dias 10 e 12 de agosto de 2020 10 e 12 de novembro de 2020. 

Convidamos exclusivamente pós-graduandos, aqueles que defederam suas teses e dissertações a partir de janeiro de 2018, e graduandos com trabalhos em História Econômica, História Social, História do Pensamento Econômico e História de Empresas para enviarem artigos ao Encontro.

A ABPHE

A Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), fundada em 10 de setembro de 1993, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega economistas, historiadores, cientistas sociais e outros estudiosos da história econômica e disciplinas afins (História de Empresas, História do Pensamento Econômico, etc.). A ABPHE é a principal organização científica nacional nesta área, promovendo estudos de História Econômica através de revista especializada (História Econômica & História de Empresas), publicação de livros e realização de encontros regulares, nos quais a comunidade acadêmica debate artigos e paradigmas de interpretação, conhece pesquisas em andamento e dialoga com pesquisadores de outros países. Além de estimular a discussão, o estudo e a pesquisa documental das transformações das estruturas econômicas, sociais e culturais ao longo da História, a ABPHE abre espaço para mesas e conferências sobre processos econômicos contemporâneos.

A SEDE DO ENCONTRO

A Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é a anfitriã do X Encontro de Pós-graduação em História Econômica & 8ª Conferência Internacional de História Econômica.  

Localizada no município de Osasco (SP), a EPPEN iniciou suas atividades em março de 2011 e abriga, atualmente, 5 cursos de graduação: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Conta também com um programa de pós-graduação stricto sensu, o Mestrado Acadêmico em Economia e Desenvolvimento.

É uma instituição de caráter público e gratuito, comprometida com a sociedade no exercício de seu papel fundamental: formação sólida de futuros profissionais e produção de conhecimento científico e inovações. Com grande capacidade de difundir socialmente esses conhecimentos e de contribuir para a projeção do país no cenário internacional contemporâneo, conta com docentes e técnicos administrativos em educação altamente qualificados.

________________________________________________________________________________________________________________

Crédito de Imagens: i. Trabalhadora da Osram. Osasco. Sem data. Fotógrafo desconhecido. ii. Vista aérea da Indústria de Lâmpadas Osram. Osasco. Sem data. Fotógrafo desconhecido. iii. Greve dos Motoristas de Ônibus de Osasco. Prefeito Hirant Sanazar fala aos motoristas e coloca a proposta da prefeitura para por fim à paralização. 18 de dezembro de 1962. Fotógrafo Taveira. iv. Movimento dos trabalhadores da Cobrasma. Julho de 1968. Osasco. Fotógrafo desconhecido. Fonte: http://www.hagopgaragem.com/index.html – acesso em 04/11/2019.