Loading...
X Encontro de Pós-graduação em História Econômica & 8ª Conferência Internacional de História Econômica

 

9 a 12 de novembro de 2020

Virtual 
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

ABPHE 2020 

Veja o vídeo de recepção da comissão organizadora do ABPHE:

seja bem-vindo, seja bem-vinda! 

 

Estamos trabalhando para recebê-los. Clique aqui e veja a mensagem da comissão organizadora.

 

COMO SERÁ E COMO FUNCIONARÁ O ABPHE?

O encontro será totalmente virtual e você poderá assisti-lo de qualquer lugar, basta um computador, tablet ou smartphone conectado à Internet. 

Para isso é obrigatório fazer a inscrição na plataforma que abrigará o ABPHE, independentemente de ser ouvinte gratuito ou apresentador de trabalho. TODOS DEVEM FAZER INSCRIÇÃO PARA TER ACESSO ÀS SALAS, INCLUSIVE OS AMIGOS E/OU FAMILIARES CONVIDADOS PARA ASSISTIR A APRESENTAÇÃO DE QUEM OS CONVIDAR.

Nos dias do encontro, para conectar-se o "local" do ABPHE, sera necessário fazer login usando o e-mail e a senha cadastrados na inscrição. 

Teremos dois sites em funcionamento. Este, que continuará oferecendo todas as informações sobre o ABPHE; e a plataforma (site) onde vamos nos reunir entre os dias 9 e 12 de novembro, onde também há informações importantes sobre o encontro.

 

O ENCONTRO DE PÓS

O X Encontro de Pós-graduação em História Econômica & 8ª Conferência Internacional de História Econômica integram a programação regular da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica – ABPHE, a qual promove encontros de pós-graduação desde 2002.

Este evento tem como objetivo oferecer um espaço para a apresentação das pesquisas de alunos de pós-graduação e graduação, além de recém mestres e doutores (cujas defesas ocorreram a partir de janeiro de 2018), contando também com conferências e mesas redondas de professores e pesquisadores reconhecidos da área.

Além daqueles que tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação, convidamos pós-graduandos, graduandos e todos os interessados em História Econômica a participarem conosco do encontro. O destaque para esta edição é a possibilidade de participação sem a necessidade de pagamento de inscrição, na modalidade de Ouvinte (sem direito a certificado). 

A ABPHE

A Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), fundada em 10 de setembro de 1993, é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega economistas, historiadores, cientistas sociais e outros estudiosos da história econômica e disciplinas afins (História de Empresas, História do Pensamento Econômico, etc.). A ABPHE é a principal organização científica nacional nesta área, promovendo estudos de História Econômica através de revista especializada (História Econômica & História de Empresas-HE&HE: ISSN 1519-3314), publicação de livros e realização de encontros regulares, nos quais a comunidade acadêmica debate artigos e paradigmas de interpretação, conhece pesquisas em andamento e dialoga com pesquisadores de outros países. Além de estimular a discussão, o estudo e a pesquisa documental das transformações das estruturas econômicas, sociais e culturais ao longo da História, a ABPHE abre espaço para mesas e conferências sobre processos econômicos contemporâneos. 

Entre os sócios honorários da ABPHE encontram-se pesquisadores e estudiosos que trouxeram significativas contribuições ao conhecimento da História Econômica do Brasil, como Alice Canabrava, Annibal Villanova Villela, Charles Ralph Boxer, Eulália Maria Lahmeyer Lobo, Frédéric Mauro, Nelson Werneck Sodré, Celso Furtado e Roberto Cortés Conde. 

Atualmente a ABPHE conta com cerca de 200 associados que representam profissionais com atuação em diferentes regiões e estados do Brasil.  

A ABPHE é integrante da Associação Latino-Americana de História Econômica (CLADHE) e da Associação Internacional de História Econômica (WEHC). A ABPHE filiou-se à Associação Internacional de História Econômica em 1996 e tem desenvolvido atividades com as associações latino-americanas.  

Mais informações: www.abphe.org.br 

A SEDE ORGANIZADORA DO ENCONTRO

A organização do X Encontro de Pós-graduação em História Econômica & 8ª Conferência Internacional de História Econômica está a cargo dos docentes da área de História Econômica do Departamento de Economia, dos graduandos e pós-graduandos da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de docente da Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Unifesp e pós-graduados e pós-graduandos Faculdade de Filosofica Lestras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Localizada em Osasco (SP), a então sede física do encontro até a pandemia, a EPPEN iniciou suas atividades em março de 2011 e abriga, atualmente, 5 cursos de graduação: Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Conta também com um programa de pós-graduação stricto sensu, o Mestrado Acadêmico em Economia e Desenvolvimento.

É uma instituição de caráter público e gratuito, comprometida com a sociedade no exercício de seu papel fundamental: formação sólida de futuros profissionais e produção de conhecimento científico e inovações. Com grande capacidade de difundir socialmente esses conhecimentos e de contribuir para a projeção do país no cenário internacional contemporâneo, conta com docentes e técnicos administrativos em educação altamente qualificados.

________________________________________________________________________________________________________________

Crédito de Imagens: i. Trabalhadora da Osram. Osasco. Sem data. Fotógrafo desconhecido. ii. Vista aérea da Indústria de Lâmpadas Osram. Osasco. Sem data. Fotógrafo desconhecido. iii. Greve dos Motoristas de Ônibus de Osasco. Prefeito Hirant Sanazar fala aos motoristas e coloca a proposta da prefeitura para por fim à paralização. 18 de dezembro de 1962. Fotógrafo Taveira. iv. Movimento dos trabalhadores da Cobrasma. Julho de 1968. Osasco. Fotógrafo desconhecido. Fonte: http://www.hagopgaragem.com/index.html – acesso em 04/11/2019.

#XposABPHE  #ABPHE  #historiaeconomica