Estado e mercado na China pós-76: o grande salto à direita

State and market in post-1976 China: the great leap to the right

  • Andrea Piazzaroli Longobardi Programa de Pós-Graduação em História Econômica - FFLCH Universidade de São Paulo

Resumo

A Reforma Econômica chinesa, realizada a partir de 1978, foi efetivada com o suporte de dispositivos partidário-estatais constituídos entre 1949 e 1976, ou melhor, sobre seus espectros. Os espólios das Comunas Populares e dos Comitês Revolucionários – sistemas maoístas de organização do trabalho
e da administração estatal que estiveram no centro de acirrada disputa na década de 1960 – serviram como bases para a implementação da Reforma nas décadas de 1970 e 1980. De par com a Reforma, também
foram constituídos discursos oficiais que operavam a transmutação de categorias históricas e econômicas que viriam a constituir a base discursiva da hegemonia do novo Estado chinês. Tais discursos buscaram remendar crises de um passado recente, as quais ainda não foram superadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Piazzaroli Longobardi, Programa de Pós-Graduação em História Econômica - FFLCH Universidade de São Paulo
Doutoranta em História Econômica, desenvolvendo pesquisa sobre a Revolução Cultural Chinesa sob orientação dos professores Lincoln Ferreira Secco (USP) e Alessandro Russo (Università di Bologna). Mestrado desenvolvido sobre a relação entre os países Ibéricos e o Império Sínico nos séculos XVII e XVIII e suas expressões na arte sacra ibérica e ultramarina.
Publicado
2019-07-08
Como Citar
LONGOBARDI, A. P. Estado e mercado na China pós-76: o grande salto à direita. História Econômica & História de Empresas, v. 22, n. 1, 8 jul. 2019.
Seção
Artigos