A trajetória da família Pinto de Miranda pelo império português: ascensão econômica e social (segunda metade do século XVIII)

The trajectory of the Pinto de Miranda family by the Portuguese empire: economic and social ascendancy (second half of the eighteenth century)

  • Alexandra Maria Pereira Faculdade Cidade de João Pinheiro

Resumo

O artigo analisa a história de vida dos irmãos Antônio Pinto de Miranda e Baltazar Pinto de Miranda, que se tornaram importantes homens de negócios do Império português durante a segunda metade do século XVIII. Para tanto, analisamos fontes primárias que permitiram a reconstituição de suas trajetórias, mediante uma abordagem metodológica nominativa, voltada para o estudo de caso e para uma análise qualitativa das fontes. Sendo assim, a ênfase de nossa pesquisa se voltou para o levantamento de uma documentação que permitiu avaliar tanto o processo como os elementos que nortearam a ascensão econômica e social de nossos personagens à elite mercantil portuguesa, como, por exemplo, funções em cargos administrativos e aquisição de insígnias que conferiam distinção social, a fim de conjugar os resultados da pesquisa com o contexto de que foi parte.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-19
Como Citar
PEREIRA, A. M. A trajetória da família Pinto de Miranda pelo império português: ascensão econômica e social (segunda metade do século XVIII). História Econômica & História de Empresas, v. 22, n. 2, 19 dez. 2019.
Seção
Artigos