Loading...
XII Congresso Brasileiro de História Econômica e 13ª Conferência Internacional de História de Empresas

28 a 30 de agosto de 2017

Niterói / Rio de Janeiro
Faculdade de Economia
Universidade Federal Fluminense

Apresentação

XII Congresso Brasileiro de História Econômica e 13ª Conferência Internacional de História de Empresas têm por objetivo dar continuidade aos eventos acadêmicos promovidos pela Associação Brasileira de História Econômica –ABPHE desde 1993. Os eventos serão realizados na Universidade Federal Fluminense, entre os dias 28 e 30 de agosto de 2017, nas dependências da Faculdadede Economia. Este evento faz parte dos encontros destinados para a apresentação dos trabalhosde pesquisadores dePós-Graduação e profissionais, contando também com Conferências Internacionais e Mesas Redondas de professores e pesquisadores reconhecidos na área. A previsão é de contar com aproximadamente 250 apresentações de trabalhos de discentes, 4 mesas redondas e 2 conferências internacionais. 

A ABPHE tem procurado, na medida do possível, levar seus eventos às várias regiões do Brasil a fim de divulgar, principalmente entre os estudantes de graduação e pós-graduação, os principais temas e pesquisas que têm sido propostos pela comunidade de historiadores econômicos. Assim, é importante ressaltar que nossos eventos congregam trabalhos elaborados por pesquisadores doutores e por aqueles em processo de formação (mestrandos e doutorandos com pesquisas em estágio adiantado), porém procuram atrair para suas sessões os jovens estudantes de graduação, através da apresentação de trabalhos em formato de pôsteres, e pós-graduação que, assim, têm contato com o que de mais atual se estuda no campo da História Econômica e da História de Empresas.

A estrutura dos congressos segue a periodização usual da História Econômica do Brasil. Os trabalhos são apresentados em sessões organizadas pelos seguintes módulos: Brasil Colônia; Brasil Império; Brasil: Primeira República; Brasil Contemporâneo. Além disso, reserva-se espaço para comunicações sobre História Econômica Geral, História do Pensamento Econômico e Metodologia da Pesquisa em História Econômica e História de Empresas e, ainda uma sessão originalmente pensada a partir de 2012 de iniciação científica para estimular a crescente produção de graduandos em História e Economia. Desde o evento de 2014, seguindo as demandas internacionais cada vez maiores, foi modificada a dinâmica de algumas mesas (como Brasil Colônia, Império e República) para incluir as Américas e os pesquisadores internacionais cada vez mais presentes.

Em cada um dos módulos, temas importantes da História Econômica têm sido tratados com frequência, tais como:

    • Brasil e América Coloniais
    • Brasil e América no século XIX
    • Brasil e América nos séculos XX e XXI
    • História Econômica Geral
    • História do Pensamento Econômico
    • História de Empresas 

Os trabalhos apresentados no evento, nesse ano, serão comentados pelos coordenadores das mesas, os quais são professores membros da ABPHE de diversas instituições do país, além do Programa de Pós-Graduação em Economia e em História da UFF (PPGE e PPGH), e professores de outras instituições de pesquisa do Rio de Janeiro como a UFRRJ, a UFRJ, a Fundação Getúlio Vargas e similares, de maneira a contribuir para os trabalhos apresentados. Trata-se, enfim, de um espaço privilegiado para a atualização sobre o estado da arte em História Econômica e História de Empresas e para a divulgação, para um público acadêmico mais amplo, desse campo de conhecimento. A Comissão Organizadora e a Comissão Científica deste evento são formadas por professores/pesquisadores de instituições universitárias de diversas regiões do país.

Organização e Apoios:

Associação Brasileira de Pesquisadores em Historia Econômica