Loading...

Workshops do XposABPHE: como se inscrever

20
Out
2020

No XposABPHE, além das tradicionais conferências, mesas-redondas e sessões de apresentação de trabalho, teremos também 3 workshops.

Somente pós-graduandos e recém pós-graduados podem se inscrever. As vagas são limitadas a 100 e serão preenchidas nesta ordem: apresentadores de trabalho, ouvintes com certificado, ouvintes sem certificado.

Para participar dos workshops, o primeiro passo é realizar sua inscrição no XposABPHE. Não serão aceitos participantes que não estejam inscritos no evento. Após a inscrição, envie e-mail para encontro.pos.abphe@gmail.com  indicando seu nome completo, e-mail que consta da inscrição e, no corpo do e-mail, indique em qual(is) workshop(s) deseja se inscrever

WORKShOPS

I - O debate sobre desenvolvimentismo a partir da produção cultural brasileira - Julio César Zorzenon Costa (Unifesp)

O workshop trabalhará a relação entre a produção cultural e o desenvolvimento econômico no Brasil, no período de aceleração da Industrialização, na virada dos anos 1950/1960, tendo como enfoque os seguintes temas: nacionalismo x imperialismo; cultura e participação política; crise política e golpe de Estado.

II - Fontes primárias em meio digital – Michel Deliberari Marson (Unifal)

O objetivo do workshop é apresentar as principais fontes de material primário em meio digital para a pesquisa em história econômica do país. Também serão abordados arquivos digitais de outros países.

III - Lutas e conquistas das primeiras historiadoras em História Econômica - Maria Alice Rosa Ribeiro (Unesp/ Unicamp)

O curso visa fazer um balanço da produção historiográfica das primeiras pesquisadoras em História Econômica, salientando a participação e a contribuição das mulheres para a construção desse campo do conhecimento. A periodização escolhida tem por começo os anos trinta, quando da fundação da Universidade de São Paulo, USP, da Faculdade de Filosofia e do curso de Geografia e História, e por final o ano de 1972, quando da institucionalização dos programas de Pós-Graduação na USP. Além da discussão das principais obras, temas, abordagens e fontes documentais empregadas, interessa resgatar as trajetórias pessoais: a família, a formação escolar, o ingresso no magistério e na universidade, as influências familiares e acadêmicas e a carreira profissional das “pioneiras”.

Esperamos vocês!

Mais Eventos


Entre em contato conosco pelo e-mail: