Loading...

Lançamento do projeto “Trabalho, vivências e imigração em uma fazenda brasileira: os arquivos da fazenda Ibicaba (1890-1970)”

12
Mai
2021

Divulgando a pedido dos organizadores do projeto:

"A fazenda Ibicaba desempenhou um papel central na história da imigração e da escravidão no Brasil, em especial pelo pioneirismo no emprego do trabalhador imigrante, sob o sistema de parceria, desde meados do século XIX.

Desde 2020 um novo projeto vem sendo conduzido na fazenda Ibicaba para a digitalização e disponibilização online e gratuita, em imagens de alta qualidade, de seus documentos históricos.

Intitulado “Trabalho, vivências e imigração em uma fazenda brasileira: os arquivos da fazenda Ibicaba (1890-1970)”, este projeto é conduzido por Bruno Witzel de Souza e Leonardo Santin Gardenal em cooperação com a Fazenda Ibicaba, com o Instituto de História Econômica e Social da Universidade de Göttingen e com a Biblioteca da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), sendo financiado pelo Arcadia Fund e contando com o apoio técnico e treinamento do Centro de Memória da UNICAMP (CMU).

O primeiro conjunto de livros de registros da fazenda e de trabalhadores em Ibicaba foi inaugurado em fabril de 2021 e pode ser acessado no link abaixo:

https://meap.library.ucla.edu/ibicaba-farm

Os metadados com informações sobre o conteúdo dos livros estão em português e inglês.

Este projeto é parte do Modern Endangered Archives Program, que visa digitalizar e preservar arquivos com conteúdos os mais variados ao redor do mundo. A coleção completa destes projetos pode ser visualizada aqui:

https://meap.library.ucla.edu/   

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid19, grande parte desses projetos teve seu processo de digitalização atrasado. No entanto, o referido website será atualizado constantemente ao longo de 2021, incluindo o próprio projeto de Ibicaba. Não deixe de conferir regularmente!

Para saber mais, acesse o primeiro artigo de divulgação do projeto publicado pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas:

https://ihggcampinas.org/2021/05/03/trabalho-vivencias-e-imigracao-em-uma-plantation-brasileira-os-arquivos-da-fazenda-ibicaba-1890-1970-apresentando-o-projeto/

Atenciosamente,

Os organizadores do projeto.

 

Nota: Este projeto tem o apoio do Modern Endangered Archives Program da Biblioteca da UCLA, com financiamento do Arcadia, um fundo caritativo de Lisbet Rausing e Peter Baldwin.

Disclaimer: This project is supported by the Modern Endangered Archives Program at the UCLA Library with funding from Arcadia, a charitable fund of Lisbet Rausing and Peter Baldwin."

Mais Notícias


Entre em contato conosco pelo e-mail: