Loading...

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Armando João Dalla Costa

06
Nov
2022

A Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) lamenta com enorme pesar o falecimento do Prof. Armando João Dalla Costa, ex-presidente da nossa associação entre 2011 e 2013 e professor titular aposentado do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná. 

Tendo formação original em filosofia e teologia, a partir de sua pós-graduação o Prof. Armando dedicou-se a profundos estudos na área de história de empresas, como indicam sua dissertação de mestrado, defendida em 1993 na UFPR (O Grupo Sadia e a produção integrada. O lugar do agricultor no complexo agroindustrial), e sua tese de doutorado defendida em 1997 na Université Sorbonne-Nouvelle Paris 3 (L'Agroindustrie brésilienne contemporaine : Innovations organisationnelles et transformations technologiques dans l'aviculture). Entre 2008 e 2018, realizou três pós-doutorados na Université de Picardie Jules Verne (França), University of Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos) e na Universidade de São Paulo.

Tendo sido um dos seus fundadores, a gestão do Prof. Armando na ABPHE foi de inestimável importância, realizando o primeiro congresso brasileiro de história econômica na região Sul e contribuindo de forma diligente para as atividades administrativas, profissionais e intelectuais de toda uma comunidade de historiadores, economistas e de outros pesquisadores atuantes na área de história econômica. Há de se notar também a publicação na ABPHE do livro “Empresas, empresários e desenvolvimento econômico no Brasil”, organizado em conjunto com o saudoso Prof. Tamás Szmrecsányi. 

Em um diálogo contínuo entre as teorias de organização internacional e a história de empresas, seus inúmeros estudos empíricos e os debates internacionais, o Prof. Armando produziu uma história de empresas verdadeiramente brasileira, com reconhecimento de outros pesquisadores do universo latino-americano e ibérico. Em luto, despedimo-nos do maior pesquisador de história de empresas do país, área para a qual contribuiu com inúmeros trabalhos e pesquisas ao longo de três décadas, bem como estimulou o fortalecimento da memória empresarial. Não podemos esquecer seu poderoso papel na formação de inúmeros alunos de graduação e pós-graduação e de pesquisadores, transmitindo seus ensinamentos com generosidade e maestria. 

Nesse momento de profunda dor, recordamos o legado humanista, a dedicação integral ao ofício, a inabalável força de vontade, bem como o espírito agregador e incentivador pelos quais o Prof. Armando sempre se destacou em seu convívio conosco. Transmitimos a seus familiares, amigos, colegas e ex-alunos nossos sentimentos de profundo pesar nesse triste momento e guardamos com carinho e apreço a memória do nosso ex-presidente. 


Diretoria da ABPHE 2021-2023

Mais Notícias


Entre em contato conosco pelo e-mail: