Loading...

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Carlos Lessa

05
Jun
2020

A Direção e o Conselho de Representantes da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) lamentam profundamente o falecimento do Prof. Carlos Lessa no dia 5 de junho de 2020.

Lessa foi um dos maiores representantes do pensamento desenvolvimentista no Brasil, tendo exercido com grande espírito público e verdadeiramente nacional suas funções de economista, professor e pesquisador desde a década de 1960. Além de sua ampla experiência em centros dedicados à política econômica no Brasil e em outros países da América Latina, Lessa produziu reflexões aprofundadas sobre o caráter político das políticas econômicas e os dilemas brasileiros desde o pós-guerra até o II PND. Também se preocupou com o ensino da economia, produzindo, junto com Antonio Barros de Castro, um manual introdutório a partir de uma perspectiva estruturalista.

Nos anos de 1960 foi professor dos cursos intensivos de treinamento dos problemas de desenvolvimento econômico para Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Exilado pelo golpe militar de 1964, foi para Santiago onde ingressou no Instituto Latinoamericano y del Caribe de Planificación Econômica y Social (ILPES). Na Escola Latino-Americana do Instituto de Economia da Universidade do Chile, lecionou cursos de especialização. Regressando ao Brasil, no final dos anos de 1960, foi professor do Instituto de Estudos em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (IEAP/FGV). Em 1978, foi aprovado como professor titular do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1988, assumiu a direção do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas (IFCH/UNICAMP). Entre os diversos cargos acadêmicos e políticos que ocupou, destacam-se a reitoria da UFRJ, entre 2002 e 2003, e a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre 2003 e 2004.

 

Diretoria ABPHE - 2019/2021

Mais Notícias


Entre em contato conosco pelo e-mail: