Loading...

Processo seletivo de professor visitante - Pós-graduação em economia - Universidade Federal de Alfenas/MG

06
Jun
2018

Vaga aberta para professor visitante no programa de pós-graduação em economia na Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha. Temos uma linha de pesquisa no mestrado em "História Econômica, Economia Política e Desenvolvimento". Inscrições até o dia 11/06. O edital é simplificado (prova de títulos e plano de trabalho). Maiores informações abaixo e nos links indicados. 
 
------------------------------------------------
 
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Programa de Pós-Graduação em Economia - Campus Varginha 
Doutorado em qualquer área do conhecimento - O professor visitante candidato deverá desenvolver pesquisa relacionada às linhas de pesquisa do programa (Economia Aplicada e/ou História Econômica, Economia Política e Desenvolvimento)
Linha de pesquisa 1: "História Econômica, Economia Política e Desenvolvimento". 
Descrição: Esta linha de pesquisa congrega e articula pesquisas sobre temas centrais da economia capitalista, considerando as particularidades inerentes às diversas formações sociais constituídas historicamente. Nesse sentido, concentra estudos sobre temas como indústria, bancos, moeda e crédito, sem deixar de lado aspectos da formação de um pensamento econômico no Brasil e na América Latina. Preocupa-se com as questões teóricas e metodológicas derivadas da economia política e estuda a problemática do desenvolvimento. Discute ainda a conjuntura econômica brasileira por meio da análise da política econômica e da economia política internacional.
 
Linha de pesquisa 2: Economia Aplicada
Descrição: As pesquisas desta linha estudam o impacto de políticas públicas sobre o mercado de trabalho e suas implicações sobre a distribuição de renda; estudam também a dinâmica econômica dos mercados a partir da inovação, cerne da teoria evolucionária neoschumpeteriana; analisa empiricamente as dinâmicas competitivas na dimensão setorial e regional, lançando mão do arcabouço teórico inscrito na área da economia industrial e regional; trata da competitividade do setor agrícola brasileiro no cenário macroeconômico internacional, bem como de políticas comerciais e de desenvolvimento desse setor; e, finalmente, preocupa-se com os efeitos das mudanças demográficas sobre a economia. As pesquisas macroeconômicas objetivam analisar o desenvolvimento do sistema financeiro, políticas econômicas, o crescimento econômico e o desenvolvimento regional. O eixo que articula esse conjunto de investigações são as análises aplicadas.
 
Site do programa de pós-graduação em economia: http://www.unifal-mg.edu.br/ppgeconomia/
 
Inscrições: 05 a 11/06/2018
 
1. O processo avaliativo da Prova de Títulos e do Plano de Trabalho serão realizados nos 20 e 21 de junho de 2018, respectivamente.
2. É desejável que o pesquisador seja capaz de mediar ou contribuir para expansão das atividades de internacionalização do programa de pós-graduação, bem como viabilizar inserção do Programa em intercâmbios científicos e tecnológicos e em redes de pesquisa, prioritariamente, internacionais. O professor deve ainda contribuir em disciplinas no programa, orientar e co-orientar discentes de pós-graduação e graduação, além de contribuir para a criação de projetos de pesquisa para solicitação de fomento nas agências nacionais e internacionais, bem como apoiar, participar e produzir artigos a serem submetidos a revistas de alto fator de impacto.
 
Em caso de dúvidas, entrar em contato com thiago.gambi@unifal-mg.edu.br

Mais Notícias


Entre em contato conosco pelo e-mail: