Loading...

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Sergio Silva

20
Abr
2021

A Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) lamenta com profundo pesar o falecimento do prof. Sergio Silva, professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas, onde iniciou sua carreira em 1974 no Departamento de Economia e Planejamento Econômico, após um breve período na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Na UNICAMP, trabalhou como professor e pesquisador ao longo de décadas no Instituto de Economia e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Sua formação foi ampla e profunda, sendo marcada pela experiência do exílio durante os anos duros da ditadura militar. Graduou-se em Economia e Sociologia pelas universidades de Paris I (Panthéon-Sorbonne) e Paris X (Nanterre), realizou pós-graduação na École Pratique des Hautes Études de Paris e doutorado em Ciências Humanas na Universidade de São Paulo. Sergio foi um dos sócios fundadores da nossa associação, tendo organizado em conjunto com o saudoso Prof. Tamás Szmrecsányi a obra coletiva "História Econômica da Primeira República". Além disso, foi membro do conselho editorial da revista História Econômica e História de Empresas, também editada pela ABPHE.
Foi autor de uma das obras clássicas da historiografia econômica brasileira “Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil” (1a. ed., 1976), livro essencial para a compreensão das origens e especificidades do capitalismo brasileiro, especialmente das relações contraditórias entre a acumulação cafeeira e o processo de industrialização em São Paulo. O livro originou-se da dissertação "Le café et l'industrie au Brésil 1880-1930", defendida em 1973 na École Pratique des Hautes Études sob orientação de Charles Bettelheim. Sua obra, junto com as teses de doutorado de João Manuel Cardoso de Mello e Wilson Cano, formaram o núcleo de intepretação da UNICAMP sobre a formação histórica do capitalismo brasileiro.
Com atuação interdisciplinar entre a história, a economia e a sociologia, Sergio Silva dedicou-se a temas variados: o ensino introdutório de economia, a expansão do capitalismo no meio rural e os escritos de E. P. Thompson sobre as origens do capitalismo britânico. A ABPHE manifesta sua solidariedade aos familiares, colegas e inúmeros estudantes do grande professor e pesquisador e que muito nos honrou participando como fundador da nossa associação.

Diretoria ABPHE 2019-2021

Mais Notícias


Entre em contato conosco pelo e-mail: